sábado, 11 de abril de 2009

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO GESTAR

No primeiro momento da formação, fiquei muito angustiada pois percebi que a formadora Isabel não sabia que conhecíamos o GESTAR, pois já trabalhava como formadora desde 2004. Colocamos as nossas apreensões para ela que replanejou o trabalho.
A partir daí, percebemos a capacidade da professora já que a mesma demonstrou competência e habilidade em buscar soluções para a demanda da turma. As atividades propostas e trabalhadas propiciaram momentos muito ricos de reflexão, de trocas de experiências a cerca de novas abordagens e novas metodologias sobre como trabalhar a leitura e a produção textual no contexto escolar.
As sugestões de atividades com gêneros textuais nos levaram a refletir sobre a infinidade de gêneros de circulação social existentes e que não são vistos nem discutidos em sala de aula. Sendo assim, necessário se faz que os professores, ao planejarem suas aulas, não se esqueçam de propiciar aos seus alunos o contato com o maior diversidade possível de gêneros textuais.
A postura profissional da professora Isabel, corresponde à perspectiva da formação continuada do Programa GESTAR II, que prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem, como fenômeno cultural, no qual a língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de experiências .
Por isso, toda a discussão sobre a Língua Portuguesa não se faz por intermédio do texto , mas no texto. Desse modo todo texto verbal ou não verbal, será interpretado com razoável profundidade, para garantir o mergulho em sistemas culturais, marcados, para todos os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências distintas.
Diante do exposto fica clara a importância da semana de formação para a nossa prática, bem como a praticidade e competência da professora em conduzir os trabalhos.

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